Pesquisas realizadas
1987 - 1989
Uso e ocupação do solo na Reserva Indigena do Apucaraninha, PR
Descrição: Projeto desenvolvido como parte de um projeto nacional voltado ao estudo das populações habitantes de áreas umidas e coordenado pelo Prof Antonio Carlos Diegues (USP) e Kimie Tomasino (UEL). No estudo elaborado foi realizado um levantamento detalhado do uso e ocupação do solo da Reserva Indigena Kaingang, localizada no sul do municipio de Londrina; a partir deste estudo que mapeou tanto as caracteristicas da natureza da reserva quando a alteração ambiental da área e seu entorno foi possivel contribuir com os outros projetos elaborados por antropologos visando apontar melhorias para a comunidade indigena em foco.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Silvana Maria do Amaral Bobrof – Integrante / Luzia Tomita – Integrante.
Financiador(es): Fundação Ford – Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Londrina – Remuneração.
1989 - 1993
Zoneamento ambiental da bacia hidrografica do rio Tibagi – PR
Descrição: Estudo de carater multidisplinar e integrado realizado por geografos e geologos acerca dos aspectos ambientais da bacia hidrográfica do rio Tibagi/PR. A parte específica que coube a este pesquisador é relativa aos aspectos climáticos da área, tendo resultado no zoneamento ambiental da bacia hidrográfica, parte do zoneamento geral da mesma que foi elaborado por toda a equipe.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / N. A. F. STIPP – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / N. A. F. STIPP – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
1991 - 1994
Aspectos micro e topoclimáticos da área urbana de Londrina / PR
Descrição: Elaboração de estudos relativos ao clima urbano da cidade de Londrina / PR cujo objetivo principal foi a identificação da tipologia microclimática intraurbana da cidade. O estudo foi embasado na proposta do SCU de Monteiro (1976) e contou com um levantamento detalhado de dados em campo. O resultado revelou a participação decisiva dos elementos do uso do solo e das funções urbanas na definição dos micro e topoclimas urbanos..
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / Adilson Marcos de Mattos Ferrarese – Integrante / Marcelo Eduardo Stipp – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / Adilson Marcos de Mattos Ferrarese – Integrante / Marcelo Eduardo Stipp – Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
1993 - 1996
Zoneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Tibagi / PR: Porção Inferior
Descrição: Estudo detalhado das caracteristicas e evolução climatica da bacia hidrografica do rio Tibagi/PR na sua porção médio inferior. O estudo revelou tanto uma tipologia climática fina quanto a dinamica dos sistemas atmosfericos na sua definição, além de permitir uma abordagem acerca das tendencias climáticas da área.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
1997 - 2001
Zoneamento ambiental da bacia hidrográfica do Alto Rio Iguaçu – PR
Descrição: Trabalho multi e interdisciplinar elaborado na perspectiva da dimensão espacial dos problemas ambientais comuns à áeras de aglomerados urbanos de grande porte; o foco principal foi a RMC – Região Metropolitana de Curitiba. Vários subprojetos foram desenvolvidos dentro deste projeto maior, todos tendo como problemática comum a intensificação da urbanização sobre ecossistemas frágeis, no caso a expansão urbana da RMC sobre os aquíferos de abastecimento que a compõem.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Ines Moresco Danni-Oliveira – Integrante / Salete Kozel – Integrante / Olga L. F. Firkowsky – Integrante / Naldy Emerson Canali – Integrante / Wolf-Dietrich Yohannes Sahr – Integrante / Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira – Integrante / Chisato Oka-Fiori – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
1999 - 2003
Clima e saude no Brasil
Descrição: Estudo de carater introdutorio voltado à uma tentativa de mapear o estado atual da distribuição e evolução de algumas doenças transmissiveis / emergentes no Brasil. O estudo voltou-se particularmente à analise da dengue, colera, leptospirose e meningites, particularmente em função da sua incidencia estar fortemente relacionada aos aspectos ambientais e sociais de uma determinada área. Este projeto teve sequencia num detalhamento temático cuja abordagem vincula-se sobretudo à abordagem geografia da dengue no sul do Brasil.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / FERREIRA, A. M. – Integrante / Eduardo Vedor Paula – Integrante / Marcia Maria Fernandes de Oliveira – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Universidade Federal do Paraná – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2004 - 2008
Dinâmica espacial, monitoramento e controle da dengue na Região Sul do Brasil
Descrição: A dengue é uma doença transmissível (emergente) que atinge cerca de 100 mil pessoas / ano no mundo, com uma letalidade aproximada de 20 mil pessoas /ano. Trata-se de uma doença para qual não existe controle clinico, estando as medidas preventivas e de controle baseadas no conhecimento do meio ambiente e do modo de vida das populações humanas e dos vetores. No presente momento, no qual o debate internacional acerca das mudanças climáticas se acirra, o presente projeto investiga a expansão da dengue na região Sul do Brasil e suas interações com a intensificação do aquecimento climático regional ? planetário. O objetivo principal do projeto é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de controle da doença.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Saude do Brasil – Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Auxílio financeiro / Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Outra / Secretaria de Estado da Saude do Parana – Cooperação / Instituto Tecnológico SIMEPAR – Cooperação / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2005 - 2007
Dinamica espacial da dengue no Estado do Paraná
Descrição: Estudo voltado à analise da dinâmcia espacial e temporal da incidencia da dengue no Estado do Paraná levando-se em conta tanto as contingencias ambientais (particularmente o clima) quanto as sociais (modo de vida e aspectos socioeconomicos) da problemátcia em analise. O estudo volta-se à analise da interação entre a evolução das condições climáticas e sociais do estado do Paraná com a incidencia da dengue no estado.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Leandro Rafael Pinto – Integrante / Felipe Vanhoni – Integrante / Manuele Lago – Integrante / Marcio Aloisio Fonsaka Grochocki – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná – Bolsa.
2005 - 2008
Impactos de eventos extremos no Estado do Paraná
Descrição: Mapeamento e analise dos impactos de eventos extremos no Estado do Paraná a partir de uma abordagem evolutiva compreendendo as ultimas três décadas. Dentre os eventos extremos em estudo destacam-se as inundações, tempestades, ondas de calor e de frio e erosão do solo / deslizamentos de terra.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Integrante / I. M. DANNI-OLIVEIRA – Coordenador / Nilson Cesar Fraga – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná – Bolsa.
2007 - 2009
Elementos de epistemologia da Geografia Contemporanea: Uma abordagem a partir da perspectiva ambiental.
Descrição: Projeto de pesquisa cujo objetivo principal é o aprodundamento da analise da evolução do pensamento geográfico, a partir de uma premissa epistemologica – teórica – metodológica, com destaque para a construção da abordagem da interação sociedade – natureza e a vertente ambiental nos estudos geográficos.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Dimas Floriani – Integrante / Dirce Maria Suertegaray – Integrante / Sylvio Fausto Gil Filho – Integrante / Luis Lopes Diniz Filho – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2007 - 2014
MUDANÇAS CLIMÁTICAS / AQUECIMENTO GLOBAL E SAÚDE / DENGUE : Interações, evolução e dinâmica na Região Sul do Brasil
Descrição: Esta pesquisa da prosseguimento aquela intitulada “Dinamica espacial, monitoramento e controle da dengue da regiao Sul do Brasil”, sendo que desta feita o enfoque principal e a analise da evolucao e tendencias climaticas regionais durante o seculo XX, bem como a construcao de cenarios futuros no ambito regional. Identificar os elementos de ordem natural na constituicao das condicoes climaticas atuais, bem como daqueles de ordem social faz parte dos objetivos da proposta. Por outro lado o projeto almeja tambem identificar e analisar a formacao de situacoes de riscos e vulnerabilidades socioambientais atreladas ao processo de mudancas (variabilidades?) climaticas globais e suas repercussoes na regiao Sul do Brasil.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / I. M. DANNI-OLIVEIRA – Integrante / Deise Fabiana Ely – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2009 - 2011
CONTINGENCIAS SOCIOAMBENTAIS DA DINAMICA ESPACIAL DA DENGUE NO CENTRO-SUL DO BRASIL: Riscos e vulnerabilidades face à urbanização e mudanças climáticas
Descrição: OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS. Objetivo geral: Analisar a expansão da dengue na região centro-sul do Brasil, em face do processo de urbanização e da variabilidade climática, bem como sugerir medidas de cunho socioambiental para o controle da doença. Objetivos específicos: 1. Mapear a evolução e dinâmica espacial e temporal da dengue em escala regional; 2. Identificar e analisar a dimensão espacial do risco à expansão da dengue na porção centro-sul do Brasil. 3. Identificar elementos que indiquem mudanças-variabilidades climáticas na escala regional, bem como tipos de tempo favoráveis à eclosão de epidemias da doença; 4. Analisar a interação entre a incidência da dengue e as variações das condições climáticas, na escala decadal, sazonal e diária (ritmos de tipos de tempo); 5. Analisar a interação entre a incidência da dengue e o processo de urbanização da região; 6. Levantar e analisar socioambientais urbanas e os aspectos sócio-econômicos que mais incidem sobre a vulnerabilidade da população à incidência da dengue na área de estudo; 7. Identificar potencialidades de expansão latitudinal e em altitude da dengue, indicando condições de risco e vulnerabilidades socioambientais à doença. 8. Verificar a possibilidade da utilização de previsões climáticas e de planejamento público para a vigilância epidemiológica da dengue, visando o suporte à tomada de decisões no combate desta enfermidade. 9. Diagnosticar as medidas de controle da doença gerenciadas pelos órgãos de saúde das cidades; 10. Subsidiar políticas públicas e ações comunitárias de controle da doença na área.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Ines Moresco Danni-Oliveira – Integrante / Deise Fabiana Ely – Integrante / Paulo Henrique Bataglin Machado – Integrante / Gislene Santos – Integrante / Ulisses Confalonieri – Integrante / Angela Maron de Mello – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – Remuneração / Universidade Federal do Paraná – Remuneração / UNIVESIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – Remuneração / Fundação Oswaldo Cruz – Cooperação.
2013 - 2020
MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E PROBLEMAS DO CLIMA URBANO: Desafios e cenários de adaptação e mitigação em face de riscos e vulnerabilidades socioambientais na RMC – Região Metropolitana de Curitiba/PR.
Descrição: A humanidade vive um cenário mundial de transformações e incertezas quanto às causas e efeitos das mudanças climáticas globais. As diversas reuniões internacionais realizadas entre os países apontam grande interferência do homem nos ciclos biofísicos da Terra, em um grau antes nunca visto. Os dados das temperaturas dos últimos cem anos mostram que houve aumento, coincidindo com o grande desenvolvimento industrial baseado nos combustíveis fósseis, desmatamento, geração de resíduos sólidos urbanos, o que geraria grande volume de gases poluentes na atmosfera colaborando para o aquecimento global. Esse quadro global resulta em impacto direto nos diferentes países e em suas condições ambientais, sociais e econômicas regionais e locais, agravando as condições de vida das populações existentes, além de perda da biodiversidade e extinção de espécies. Neste contexto se faz necessária elaboração de estudos e pesquisas na perspectiva de analisar as repercussões locais das mudanças climáticas globais, ao mesmo tempo em que verificar as atuações das instituições públicas e privadas na minimização desses efeitos. A porção sudoeste da Região Metropolitana de Curitiba, em torno da Bacia do Alto Rio Iguaçu/PR, área de muito recente, intensa e caótica urbanização evidencia graves riscos e vulnerabilidades socioambientais decorrentes de inundações, poluição do ar e desconforto térmico na atualidade. A área apresenta ainda, pela condição de periferização da metrópole, ausência e/ou insuficiência de saneamento ambiental, intensa ocupação de áreas de mananciais de abastecimento público, conflituosa gestão habitacional e de resíduos sólidos urbanos, pobreza, etc. O projeto visa identificar ações de enfrentamento e mitigação aos desastres e perigos associados aos problemas relatados, as medidas que vêm sendo tomadas, apontando os desafios e cenários de adaptação e mitigação. Afinal, os graves problemas socioambientais ali identificados se intensificarão ou não com as mudanças climáticas globais cenarizadas pelo IPCC? Que medidas locais tem sido implementadas (adaptação) visando antever o agravamento dos impactos? Me medidas são necessárias na perspectiva de evitar o agravamento (mitigação) das condições sociais e da qualidade de vida da população em face das repercussões locais das mudanças climáticas globais?
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Felipe Vanhoni – Integrante / Wiviane Mattozo – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / Myriam Del Vechio de Lima – Integrante / Eliane Seraphim Dumke – Integrante / Clovis Ultramari – Integrante / Tereza C. P. Hoffman – Integrante / Lisa Katia Schmitz – Integrante / Pietro Ceccato – Integrante / Nathan de Lima – Integrante / Gabriela Pinheiro – Integrante / Marley Vanice Deschamps – Integrante / João Batista Alves – Integrante / Rafaela Fortunato – Integrante / Gabriela Goudard – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Felipe Vanhoni – Integrante / Wiviane Mattozo – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / Myriam Del Vechio de Lima – Integrante / Eliane Seraphim Dumke – Integrante / Clovis Ultramari – Integrante / Tereza C. P. Hoffman – Integrante / Lisa Katia Schmitz – Integrante / Pietro Ceccato – Integrante / Nathan de Lima – Integrante / Gabriela Pinheiro – Integrante / Marley Vanice Deschamps – Integrante / João Batista Alves – Integrante / Rafaela Fortunato – Integrante / Gabriela Goudard – Integrante.
Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2015 - 2019
PARCUR – Programa de Qualidade do Ar de Curitiba/PR
Descrição: ESTUDO INTERNACIONAL A pesquisa esta sendo desenvolvida numa parceria entre várias instituições (na UFPR o Laboratório de Análise da Qualidade do Ar Lab-Air e o Laboratório de Climatologia LABOCLIMA) através de um programa de cooperação bilateral Brasil-Suécia, denominado ParCur (Programa de Qualidade do Ar de Curitiba – Emissões de Material Particulado e Fuligem e seu Impacto na Qualidade do Ar da Região Metropolitana de Curitiba-Paraná), com duração prevista até o final de 2017. Além da UFPR, a UTFPR, Universidade Positivo, Município de Curitiba (SEPLAD, SMMA, URBS, SETRAN, IPPUC, SMAM, SMS, ARIN) e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP também fazem parte do programa. Representando a Suécia, integra o projeto o professor Lars Gidhagen, responsável pelo Departamento de Investigação em Qualidade do Ar do Instituto Meteorológico e Hidrográfico da Suécia (SMHI) do Ministério do Ambiente e Energia. O instituto que ele coordena tem grande experiência em estudos sobre a qualidade do ar, tendo desenvolvido um modelo de dispersão dos poluentes. Assim, o SMHI está auxiliando o estudo de inventario de emissões de poluentes atmosféricos baseados nos resultados obtidos nas amostragens de material particulado, condições meteorológicas, informações do IAP sobre as indústrias de Curitiba e região metropolitana, frota de carros, entre outros dados. O Prof Francisco Mendonça (UFPR/LABOCLIMA) é o coordenador da parte brasileira do projeto.O objetivo do projeto, além de realizar um diagnóstico da qualidade do ar é propor alternativas de planejamento urbano que possam reduzir os níveis de poluição ambiental. Agora na sequência dos estudos os pesquisadores irão verificar como esse material particulado se dissipa, o tempo que leva e se o mesmo impacta na qualidade de vida da população. A qualidade do ar de Curitiba encontra-se relativamente boa, no presente; o grande desafio é sua manutenção, ou melhoria futura, tendo em vista a intensificação da urbanização de nossa cidade.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Francisco Jabisnskli Castelhano – Integrante / Guidahen Lars – Integrante / Ricardo Godoi – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Francisco Jabisnskli Castelhano – Integrante / Guidahen Lars – Integrante / Ricardo Godoi – Integrante.
Financiador(es): SMHI – Swedish Meteorological and Hydric Institut – Auxílio financeiro.
2018 - 2023
AMÉLIORATION DE LA GESTION DES RISQUES HYDROCLIMATIQUES À L’ÉCHELLE DES BASSINS VERSANTES
Descrição: Le projet proposé relève principalement de la géographie physique (climatologie et géomorphologie), des sciences de lenvironnement, de la gestion des risques naturels et de laménagement environnemental du territoire. Pour réaliser ce projet nous préconisons une approche interdisciplinaire (sciences naturelles et sociales) où les expertises propres à chacune des équipes partenaires serviront à latteinte dun objectif commun soit lamélioration de la gestion des risques hydroclimatiques à léchelle des bassins versants.Létude des bassins versants comme unité territoriale de base représente un défi pressant pour la gestion publique des territoires, en particulier avec l’utilisation de géotechnologies utiles pour la détection et la prévention des risques hydroclimatiques. Nos travaux permettront dorienter les actions datténuation et de prévention dans une perspective de réduction des impacts néfastes sur les sociétés et leurs environnements. En somme, nos résultats permettront de réduire considérablement les coûts associés aux dommages causés par les risques naturels puisque nous fournirons un modèle de gestion du territoire accompagné de recommandations utiles pour la prévention ainsi que des mesures datténuation et dadaptation des risques hydroclimatiques dans un contexte de changement climatique. Les méthodes et outils que nous développerons pourront aussi être utilisés ailleurs dans dautres Etats (Brésil), provinces (Canada) ou régions (France), valorisant ainsi le travail découlant de ce partenariat de recherche. Le domaine de recherche profitera de lavancée des connaissances issue des travaux conjoints menés par les équipes brésiliennes, canadiennes et françaises.Le projet débutera en septembre 2018 et se terminera en août 2020, sétalant sur une période de deux ans. Léquipe est constituée de climatologues, dhydrologues et géomorphologues qui travaillent avec différents outils statistiques, systèmes dinformation géographique, télédétection, modélisation. Pour effectuer un suivi des conditions hydroclimatiques en milieux urbains, périurbains et ruraux (Brésil, Canada et France). Les différentes universités impliquées dans le partenariat sont, pour le Canada, lUniversité de Moncton (Moncton, Nouveau-Brunswick) et lUniversité du Québec à Montréal (Montréal, Québec), au Brésil il sagit de lUniversidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná) et, pour la France, lUniversité Rennes 2 (Rennes, Bretagne). Ce projet nous permettra de mettre sur pied une équipe interdisciplinaire composée dexperts bien établis dans leurs disciplines en vue délaborer des futures demandes de financements auprès dorganismes subventionnaires aux échelles nationales et internationales. Nous sommes convaincus que la mise en place dune telle équipe favorisera les rapprochements scientifiques et contribuera à lavancement des connaissances dans le domaine de la gestion des risques hydroclimatiques dans un contexte de changements climatiques afin de fournir des données, outils et méthodes nécessaires à la saine gestion des territoires. Les coûts totaux du projet sont estimés à 38 770. Le financement demandé (tel que détaillé dans le fichier .xls qui est joint à cette demande) servira essentiellement à assurer trois missions de recherche et denseignement auxquels participeront les étudiants gradués et les chercheurs impliqués dans le projet.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / GUILLAUME FORTIN – Integrante / VINCENT DUBREUIL – Integrante / DANIEL GERMAIN – Integrante / IRANI DOS SANTOS – Integrante / LEILA LIMBERGER – Integrante / ANNE-JULIA ROLLET – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / GUILLAUME FORTIN – Integrante / VINCENT DUBREUIL – Integrante / DANIEL GERMAIN – Integrante / IRANI DOS SANTOS – Integrante / LEILA LIMBERGER – Integrante / ANNE-JULIA ROLLET – Integrante.
Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie – Bolsa.
2020 - 2022
COVID-19 / Coronavírus SARS-CoV-2: Contingências climáticas e riscos socioambientais no Brasil
Descrição: A presente proposta de pesquisa pretende analisar a relação clima – saúde no Brasil, e enfoca particularmente na influência do clima e dos tipos de tempo na incidência da COVID-19 e do Coronavirus SARS-CoV-2. O principal interesse da pesquisa é evidenciar a dinâmica da expansão da doença, bem como identificar o optimum climático para a ecologia do virs. Para tanto, será dada atenção especial à influência da temperatura, da umidade e da pressão atmosférica na proliferação, transmissão e contágio pelo vírus. Dentre os principais resultados esperados estão: 1) Mapeamento da dinâmica espaço-temporal da doença e do vírus, identificação dos tipos de tempo favoráveis à formação de surto e epidemia por Coronavirus SAR-CoV-2, 2) Modelização e construção de cenários da doença no âmbito das mudanças climáticas globais, donde evidenciar situações de risco socioambiental presente e futuro da doença no país e, 3) Contribuir para ações de prevenção e controle da doença no Brasil. O estudo pressupõe primeiro uma análise da dinâmica espaço-temporal da doença, bem como uma abordagem preditiva dos tipos de tempo dominantes nas cidades envolvidas na pesquisa, em seguida sua correlação com as notificações de casos confirmados e suspeitos da doença. A base da pesquisa está assim delineada: 1) fatores ecológicos e fisiológicos da família dos coronavírus no processo saúde – doença; 2) tipos de tempo predominantes e a exigência climática dos coronavírus; 3) mapeamento dos casos (confirmados e suspeitos) notificados pelas secretarias (estaduais e municipais) de saúde. O universo espacial de análise contempla 22 cidades distribuídas por todo o território nacional, sob domínios climáticos bastante distintos. Os resultados a serem alcançados poderão ser utilizados para o estabelecimento de ações preditivas de controle da doença no país, especialmente pela vigilância sanitária.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / Jose Aquino Junior – Integrante / Gilson Campos F. Cruz – Integrante / Daniel Canavese – Integrante / Ranyere Nobrega – Integrante / Erika Collishon – Integrante / Gustavo Armani – Integrante / Maria Elisa Zanella Verissimo – Integrante / Reinaldo Correa Costa – Integrante / Rafael Rodrigues da França – Integrante / VICENTINA SOCORRO DA ANUNCIAÇÃO – Integrante / Pedro Augusto Breda Fontão – Integrante / Antonio Carlos Oscar da Silva Junior – Integrante / Pedro Murara – Integrante / Antonio Carlos da Silva Oscar Junior – Integrante / Lindberg Nascimento Silva – Integrante / Cassio Arthur Wollman – Integrante / Max Wendell dos Anjos – Integrante.
Integrantes: Francisco de Assis Mendonça – Coordenador / Deise Fabiana Ely – Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade – Integrante / WILSON FLÁVIO FELTRIM ROSEGHINI – Integrante / Jose Aquino Junior – Integrante / Gilson Campos F. Cruz – Integrante / Daniel Canavese – Integrante / Ranyere Nobrega – Integrante / Erika Collishon – Integrante / Gustavo Armani – Integrante / Maria Elisa Zanella Verissimo – Integrante / Reinaldo Correa Costa – Integrante / Rafael Rodrigues da França – Integrante / VICENTINA SOCORRO DA ANUNCIAÇÃO – Integrante / Pedro Augusto Breda Fontão – Integrante / Antonio Carlos Oscar da Silva Junior – Integrante / Pedro Murara – Integrante / Antonio Carlos da Silva Oscar Junior – Integrante / Lindberg Nascimento Silva – Integrante / Cassio Arthur Wollman – Integrante / Max Wendell dos Anjos – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.